Marcadores

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Tradições !!!

Este post é super especial e acho que pelo natal...resolvi escreve-lo....

Esta voltado para as mamães, solteiras ou não, longe ou perto do restante da familia (lembrando que distantes não significa necessariamente de maneira geografica)...afinal... quando se tem filho, já se tem uma familia ! :-)  e mais importante.... já se tem a oportunidade de fazer as coisas diferentes ou não das que foram feitas com você ! certo? enfim...

Lí um livro, faz um tempo atrás, chamado "Family First" (Familia em primeiro lugar) do psicólogo Dr. Phil Macgraw (bem conhecido), independente se voces conhecem ou não, gostem ou não dele (eu aaamoooo!!), esse livro é ótimo!
Assim, o assunto é meio comum.... parece cheio de afirmações que as pessoas "estao carecas de saber"...mas...por algum motivo, talvez mesmo sabendo, as pessoas não dão bola!

Bem, o livro se trata, basicamente, de como manter a familia unida.... comenta sobre as "aparentes" "pequenas" coisas do dia a dia, que uma vez tratadas de forma correta faz com que os integrantes da familia, permaneçam cada vez mais, mais proximos um dos outros. Cada vez mais respeitosos uns com os outros e principalmente, faz com que cada membro da familia escolha >>> A sua familia em primeiro lugar! Sempre!

Obviamente é responsabilidade dos pais nutrirem isso nos filhos (Obvio! depois não adianta chorar as pitangas que o filho ou filha não dá bola pra familia..... não adianta !...quem planta ...colhe o que plantou! portanto...mamães...platem bem para uma colheita satisfatoria ;-) ....).

Uma das diversas dicas que o livro dá, e é a que escolhi parao post de hoje, são as "tradições familiares" ....vc não tem ou nunca teve uma na sua familia? bem...agora, com filho e/ou marido, poderá fazer as suas próprias tradições! o livro dá diversas opções, umas bem "norte americanas" outras nem tanto...mas não as optei pelo americanismo ou naõ....fiz as escolhas que mais se adaptavam ao nosso estilo de vida e principalmente, as que mais acercam-s aos valores que quero para minha familia. Aí segue a listinha das tradições que escolhi ! e fotinhos :-)


Aniversários:

1) Todos os aniversarios de TODOS os membros da familia DEVEM ser comemorados.
Nada dessa besteira de que só se comemora aniversaro de criança com bolo e parabens! Até porque é uma data especial até mesmo para as crianças e é super divertido comemorar o aniversario da mamae, papai, vó... :-)

2) Bolo de aniversário feitos artesanalmente, pela mãe!  Faz pouco tempo que aderi a esta tradição.... todos os bolos de aniversario da familia serao feitos por mim ! a mamae....me parece especial... :-)



bolo colorido ! do niver do filhote!


Guirlandas:


3) São muito simbolicas ! o verde da guirlanda sigifica força, tipo... "sempre verde" mesmo no mais terrivel inverno. O fato de ser redonda, significa eternidade. No cristianismo é usada para simbolizar a vinda de Cristo e em diversas outras ocasioes e/ou culturas, simboliza mais que nada "festividade"!
Resolvi aprender a fazer e decorar guirlandas. Na minha familia, significa alegria, mais que nada, a alegria em uma determinada época ou evento. Faço uma guirlanda de aniversário para cada membro da familia, e dias antes de seu aniversário, penduro na porta! Abaixo, uma guirlanda de aniversario, o meu filho, que fez esse mes 5 anos.



Páscoa:

4) Não curto muito dar presentes ou doces para meus filhos em absolutamente nenhum esforço da parte deles....Na páscoa, mesmo esquema...mesmo que eles tenham o "trabalho" de procurar, ainda não me parece o suficiente...portanto...assim como muitas familias fazem....esvazio alguns ovos (comuns de galinha), pela pontinha e deixo a casquinha....encho de algodão para facilitar o manuseio pelas crinças e eles pintam! pitam aproximadamente 10 ovinhos e colocam no cntoda sala para o "coelhinho da pascoa" ( sim, para eles existe o coelhinho e eu nao vejo nenhum mal nisso...) esses ovinhos, mais tarde, após as crianças dormirem, eu e meu marido enchemos de MeMs e escondemos os ovos de pascoa pela casa....pela manhã as crianças olham os ovinhos, se estao cheios de chocolate, significa que o coelho gostou da pintura e deixou ovos perdidos pela casa.... à procurar! :-)


dica: Se forem fazer...melhor com canetinha! muito mais organizado e os desenhos saem melhores! rs...


Dia de Ação de Graças:


5) Pois é... americano? bem...se é só americano que merec um dia especial no ano, para juntar sua familia em uma refeição, onde damos as mãos onde rezamos e agradecemos a Deus tudo o que nos foi dado naquele ano, todas as bençaos recebidas..então bem.... minha familia fará parte disso!
 Na quarta quinta-feira do mes de novembro, comemoramos o dia de ação de graças as vezes não conseguimos, por cair bem na semana, mas daí adiamos a comemoração para o proximo sabado. Fazemos uma mesa especial (com toalha diferente), pratos diferenciados e sobremesas...Antes de jantar, perguntamos para cada membro da familia (incluindo as crianças), tudo o que eles gostaram naquele ano, e pedimos que agradeçam a Deus por tudo isso.Eu, faço um pequeno discurso agradecendo tb tudo o que temos e conseguimos, filmamos tudo e finalmente, jantamos! :-)


Natal:


6) Quando não posso fazer um enfeite especial com as crianças, ou mesmo, tem anos que eles trouxeram enfeite para a arvore de natal do colegio, que eles mesmos pintaram e colaram... quando isso é feito, penduramos na arvore, mas se por algum motivo, não acontece....saimos com as crianças e cada um escolhe um enfeitinho para a arvore de natal !

7) Montamos a arvore de Natal com toda a familia,as crianças ajudam tb, e tb enfeitamos toda a casa juntos.

8) No dia 24 .... Voltando a teoria que nada pode ser dado, sem absolutamente nenhum esforço....temos um "pequeno americanismo" (mais um??...pois é...coisas boas tb servem para serem copiadas e as ruins, descartadas!). No dia 24, na parte da tarde, me reuno com as crianças e JUNTOS fazemos bolachas! eles fazem praticamente tudo, a não ser a parte do forno....Depois de prontas, separamos umas 5 unidades e de noite, antes de dormir, as crianças colocam num pratinho com um copo de leite do lado da arvore de Natal, para o Papai Noel (siiiim.... eles acreditam em Papai Noel e tb não vejo nenhum mal nisso...) e pós isso, VÃO DORMIR!!! SIIIIM vão dormir!!!! Pamem!!! uma das regras IRREFUTAVEIS da minha casa é dormir até as 21hs, não importa a data, o ano, o acontecimento..nada importa!!! Cama até as 21hs e ponto!

9) Dia 25, as crianças acordam e encontram todos os brinquedos embaixo da arvore de natal...as bolachas comidas e leite pela metade do copo,que o "papai noel" comeu e tomou! Filmamos tudo e muuuitas fotos! claaaro!!

FINAL DO POST !!! LONGO NÉ?? Desculpem gente... mas ja tá no fim!!! :-)

Terminando com regras IRREFUTAVEIS (Regras que de nenhumamaneira são desobedecidas...nenhuma maneira mesmo!)

- Dentro dessa familia todos se respeitam e ninguem xinga ninguem!
- Para todos os membros da familia, a familia vém sempre em primeiro luar, antes de amigos ou afins!
- Reuniões familiares e/ou datas especiais são INTRANSFERIVEIS e todos os membros da familia DEVEM estar presentes.
- Todos os membros da familia respeitam o espaço um do outro (quarto, brinquedos, etc..)
- A familia tem uma rotina pre estipulada que deve ser obedecida, independente de qualquer coisa (incluindo horarios de dormir. Toda a criança deve ter um numero determinado de horas de sono para que isso não atrapalhe o seu crescimento e desenvolvimento mental, crianças na idade de meus filhos, 3 a 6 anos, precisam de 10 a 12 horas de sono por dia).

Enfim...pareci um pouco chata agora né? rs...mas quando se trata de familia e educação de filhos...temos que ser um pouquinho mesmo...decidi repartir com vocês um pouco das minhas "crenças" e espero que mesmo longo...tenham gostado!!

UM OTIMO NATAL PAR TODAS AS FAMILIAS!!!!

ENORME BEIJO!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...